cannabis variedades sativa indica ruderalis cânhamo

Cannabis e Cânhamo quais as diferenças?

A Cannabis é usada há milhares de anos pela humanidade atendendo a uma ampla variedade de necessidades. A fibra de cânhamo, sementes, flores e caules desempenharam papeis importantes em eventos históricos em todo o mundo.

Em 2737 AC o Imperador da China Shen Neng prescrevia chá de Cannabis para o tratamento de reumatismo, malária e memória fraca. Na Índia usavam a Cannabis para fins religiosos e redução do stress. Médicos da antiguidade prescreviam Cannabis para quase tudo desde o alívio para dor de ouvidos, até para as dores do parto.

A Cannabis divide-se em três grandes variedades, Sativa, Indica e Ruderalis que diferem em tamanho e forma. Mas há mais diferenças do que apenas as que podemos ver a olho nu.

Cannabis Sativa

A Cannabis Sativa é a mais alta e a mais magra de todas. Produz folhas longas e estreitas e sente-se mais á vontade em climas tropicais. É originária das regiões do Sudeste Asiático e da América Central e do Sul Esta variedade tende a fornecer um efeito psicoactivo energizante e eufórico.

A Sativa possui propriedades medicinais sendo útil para pessoas com depressão, dores de cabeça, náuseas e perda de apetite.

O Cânhamo (que falaremos mais à frente) provém da Cannabis Sativa 

Cannabis Indica

As plantas de Cannabis Indica tendem a ser mais pequenas e mais largas do que as plantas de Cannabis Sativa. Esta planta tem folhas largas e cresce melhor em ambientes um pouco mais frios do que a sua prima. Climas idênticos aos das regiões montanhosas do Paquistão ou do Afeganistão são os ideais, pois esses são os locais onde se acredita que a Cannabis Indica teve a sua origem.

Esta variedade tende a ter um alto teor de THC proporcionando ao usuário um relaxamento corporal profundo, o que mostra ser útil para alívio de dores possuindo assim características medicinais.

Cannabis Ruderalis

A Cannabis Ruderalis é a mais pequena dos três tipos. É uma planta muito resistente que pode crescer em quase todas as regiões. Ao contrário da Sativa e da Indica a Ruderalis não depende do período de luz (solar ou artificial) para o processo de floração. Em vez disso ela  entra nesse estágio depois de atingir um certo tempo de vida, geralmente 3 a 4 semanas. 

A Ruderalis é naturalmente rica em CBD  e baixos níveis de THC. O teor de THC oscila em torno dos 3%, o que ainda é superior ao do Cânhamo, tornando-se ilegal na Europa.  

Cânhamo

 O cânhamo é uma variedade da Cannabis Sativa, pode ser produzido industrialmente em grande parte dos países da Europa desde que o seu conteúdo de THC seja inferior a 0,2%.

O cânhamo é usado para inúmeros produtos como biodiesel, roupas, móveis, cordas, óleos, etc.

Com o reconhecimento dos benefícios do CBD para a saúde das pessoas, produtores de cânhamo têm vindo a cruzar linhagens desta planta com o objectivo de obter variedades com alto teor de Canabidiol.

 

Voltar para o blogue